Palestrantes e Apresentadores

PALESTRAS ESPECIAIS

Marcial A. PASTOR-CORRALES, PhD.

O Dr. MARCIAL A. PASTOR-CORRALES é pesquisador do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Área de Patologia de Plantas. Ele possui Mestrado em Botânica e Micologia pela Eastern Illinois University, Charleston, IL; Mestrado e Doutorado em Plant Pathology pela Texas A&M University, College Station. Dr. Pastor-Corrales tem cerca de 38 anos de experiência em pesquisa básica e aplicada usando resistência genética para manejo das principais doenças do feijão (Phaseolus vulgaris); 17 anos como fitopatologista chefe do Programa de Feijão do CIAT (Cali, Colômbia) e 21 anos como Patologista de Plantas de Pesquisa com ARS-USDA em Beltsville, Maryland. Dr. Pastor-Corrales tem mais de 215 publicações. Dr. Pastor-Corrales é uma autoridade internacionalmente reconhecida e premiada na Pesquisa. Propôs os conjuntos internacionais de cultivares diferenciadoras para antracnose, mancha angular, ferrugem e crestamento bacteriano, que são utilizados amplamente na literatura internacional. Dr. Pastor-Corrales colabora extensivamente com muitos cientistas nos EUA e vários países da América Latina, África, e Ásia.

DRA. JULIA MARIA LESHER GORDILLO

A Dra. JULIA MARIA LESHER GORDILLO é professora investigadora titular em tempo integral na Universidade Juarez Autônoma de Tabasco, México. Ela é graduada em Ciências de Alimentos pela Universidade Autônoma de Chapas, México, realizou seu doutorado na Universidade de Córdoba, e dois pós-doutorado: um na Universidade de Massey, Nova Zelândia, e o outro no Departamento de Entomologia da Universidade da Florida, EUA. A essência de seus estudos tem sido a diversidade genética e caracterização molecular de uma diversidade enorme de espécies de animais e vegetais, tais como: murici, abacaxi roxo, borracha (Hevea brasiliensis), milho, erva de santa Luzia, cacau, cedro cheiroso, pimentas, peixes de diferentes espécies, tartaruga branca, mosca branca (praga agrícola), e também de diferentes espécies de recursos aquáticos em risco de extinção. A professora recebeu cerca de 19 prêmios e distinções do Consejo Nacional de Ciencia y Tecnologia e da Universidad Juarez Autonoma de Tabasco no período 2014 a 2020. Atualmente a Dra. Julia é Conselheira do Meio Ambiente e Biodiversidade do Conselho Científico para organismos geneticamente modificados no México.

APRESENTADORES, MESA REDONDA I

Genômica Aplicada ao Melhoramento de Plantas

"Mapeamento de Genes e Desenvolvimento de Marcadores Moleculares para Programas de Melhoramento"

Dra. Giseli Valentini

Giseli Valentini é Engenheira Agrônoma com Doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Estadual de Maringá. Desenvolveu doutorado sanduíche e pós-doutorado no United States Department of Agriculture - Agricultural Research Service (USDA-ARS) em Beltsville, MD. Os principais tópicos de conhecimento são genética e genômica aplicados ao melhoramento de plantas, desenvolvimento e utilização de marcadores moleculares, técnicas de fenotipagem e genotipagem para mapeamento de genes, whole genome sequencing (WGS) e análise de Haplótipos, Análise de Bulk Segregante (BSA) e genotipagem com marcadores SNPs, fine mapping, melhoramento visando resistência à doenças, mapeamento genético de QTLs e estudo de associação genômica ampla (GWAS).

"Ferramentas Genômicas no Melhoramento Genético de Plantas"

Prof. Dr. Thiago A. S. Gilio

É professor efetivo na UFMT na área de melhoramento de plantas. Foi professor adjunto 1 - visitante na Universidade do Estado de Mato Grosso de 2018 a 2022. Atua como professor e orientador nos Programas de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas (conceito 4, categoria mestrado), no Programa em Rede Pró-Centro-Oeste em Biotecnologia e Biodiversidade (Conceito 4, categoria doutorado) e Professor no curso de Agronomia/Engenharia Florestal da UFMT, Sinop - MT. É agrônomo com mestrado em genética e melhoramento de plantas pela UNEMAT e doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Estadual de Maringá com Doutorado Sanduíche no ARS-USDA, Soybean Genomic and Improvement Lab, Beltsville, MD, USA. Atua na área de Melhoramento Genético Vegetal com ênfase no uso e desenvolvimento de marcadores genéticos SSRs e SNPs, Mapeamento genético, análises de dados gnômicos, melhoramento do feijão comum, melhoramento genético da teca e melhoramento visando resistência, análises de expressão gênica via RT qPCR, genotipagem via sequenciamento, mapeamento genético e físico entre outras ferramentas moleculares.

"Abordagem da genômica e fenômica às hortaliças: Programa de melhoramento de porta-enxertos para cucurbitáceas"

Prof. Dr. Rodrigo Contreras-Soto

Rodrigo Contreras-Soto é Engenheiro em Biotecnologia, pela Universidad de Concepción (UDEC), Chile, e Mestre em Ciências Florestais, pela mesma Instituição. Ademais, possui doutorado em Genética e Melhoramento (PGM), pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil. Desde julho de 2017 é Professor Assistente na Universidad de O’Higgins (UOH) e membro do Conselho Académico da mesma Universidade. Rodrigo é parte do Instituto de Ciências Agro- alimentarias, Animais e Ambientais da UOH. O Doutor Contreras-Soto atua na Area de Melhoramento genético de porta-enxertos para cucurbitáceas sendo responsável pelo programa. Sua pesquisa, inclui o estudo da genética e melhoramento de plantas com ênfase em genética quantitativa e modelagem estatística. O interesse de pesquisa está no desenvolvimento de novas variedades de hortaliças, avaliação de novo germoplasma mais adaptável a condições particulares de cultivo associadas à agricultura sustentável.


APRESENTADORES, MESA REDONDA II

Melhoramento de Culturas

"Melhoramento Genético da Macieira: Pesquisas em Santa Catarina

Atividades desenvolvidas Pós-PGM"

Dr. Marcus Kvistchal

Engenheiro Agrônomo e mestre em Agronomia na área de concentração em Melhoramento Genético Vegetal pela Universidade Estadual de Maringá, Doutor em Genética e Melhoramento também pela Universidade Estadual de Maringá, com ênfase na caracterização de germoplasma e análise de divergência genética. Desde março de 2009, é Pesquisador em Melhoramento Genético de Fruteiras de Clima Temperado, Estação Experimental de Caçador - SC, atuando como coordenador do programa de melhoramento genético de macieira da Epagri. Desempenha atividade de pesquisa nas linhas de introdução e avaliação de cultivares copa e porta-enxertos de macieira, e desenvolvimento de cultivares híbridas de macieira com alta qualidade de frutas, adaptação ao clima sul brasileiro e resistência múltipla à doenças.

"Atividades Desenvolvidas Pós-PGM"

Dr. Leonel Moiana

Leonel Domingos Moiana, Dr. Sc. Possui doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Estadual de Maringá/Brasil e doutorado sanduíche pela Texas Tech University/EUA. Moiana ingressou no Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) em 2006 e atualmente é Investigador Principal. Atua nas áreas de genética quantitativa, melhoramento convencional, biometria, biotecnologia e biologia molecular. Exerce funções de coordenador científico e líder do laboratório de biotecnologia no centro de liderança e pesquisa do arroz do Instituto de Investigação Agraria de Moçambique (CLIPA/IIAM). Coordenador nacional do OFAB-Moçambique. É membro do comité técnico científico do IIAM, do comitê cientifico interno do Centro Zonal Centro/IIAM Tem coordenado e colaborado em vários projetos de investigação financiados pelo FNI, APPSA e TAKFORDET CONSULTANCY BV, em diversas culturas como o algodão, arroz e mandioca. Moiana publicou 17 artigos científicos em jornais internacionais renomados.

"Desafios e direcionamentos do pesquisador no melhoramento

genético de plantas após a academia"

Dr. Evandrei Rossi Santos

Formado em Agronomia, com mestrado em Agronomia e Doutorado em Genética e Melhoramento com parte do Doutorado fora do Brasil. Ingressou no mercado de trabalho como melhorista de safrinha Cerrado e safrinha Sul, na companhia Sementes Shull Ltda no ano de 2017. A partir 2021 tornou-se líder de pesquisa para cultura do milho da Sementes Shull Ltda no Brasil.

APRESENTADORES, MESA REDONDA III

Genética Molecular

"Biologia Molecular e Biotecnologia"

Profa. Dra. Betty Cristiane Kuhn

Bióloga, Doutora em Genética e Melhoramento pela Universidade Estadual de Maringá (2015) com período Sanduiche no Centro de Recerca en Agrigenomica da Universitat Autònoma de Barcelona na Espanha. Professora da UTFPR Campus Dois Vizinhos desde 2016, Coordenadora do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Coordenadora do Curso de Especialização em Biologia Molecular. Membro do comitê gestor do Laboratório Multiusuário BioMol que realiza diagnósticos da COVID-19 (entre outras pesquisas) e Coordenadora do projeto de Extensão: Eu Cultivo Orquídeas.

"Da pesquisa a extensão, as abelhas estão sempre em ação"

Profa. Dra. Ana Paula Nunes Zago Oliveira

Possui graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado pela Universidade do Oeste Paulista (2009). Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Genética e Melhoramento da Universidade Estadual de Maringá (2013). Atualmente é Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Genética e Melhoramento da Universidade Estadual de Maringá (2016), com modalidade sanduíche pela Washington State University. Tem experiência na área de Biologia Geral, Genética, Zoologia e Entomologia; atuando principalmente nos seguintes temas: Apicultura e meliponicultura; produção de rainhas; manejo apícola; genética e melhoramento animal; marcadores moleculares. Atualmente leciona na Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE, nos cursos de Ciências Biológicas, Zootecnia e Biomedicina e também na educação básica (6º ano fundamental ao 3º ano do ensino médio) no colégio Cristo Rei de Presidente Prudente – SP.


"Interação de raças de Colletotrichum lindemuthianum e loci de resistência no genoma de Phaseolus vulgaris L"

Profa. Dra. Maria Paula Barion Alves Nunes

Bióloga e Engenheira Agrônoma, com Mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Experiência em pesquisa, ensino e extensão nas áreas de Genética e Melhoramento de Plantas, Melhoramento visando resistência à doenças, Microbiologia, Fitotecnia, Biotecnologia e Biologia Molecular. Professora adjunta (A-Doc-CRES, em regime especial de trabalho) do curso de graduação em agronomia da UEL e UEM. Professora colaboradora no curso de Pós-Graduação em Agronomia da UEL.